Dia Mundial de Combate a Sepse

Celebrada no dia 13 de setembro, a data foi criada para alertar e informar sobre a sepse, um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção, popularmente é conhecida como infecção generalizada. Atualmente, a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI).

A taxa de mortalidade por sepse, ou infecção generalizada, é mais de duas vezes maior nos hospitais públicos do que nos privados. Estudo divulgado pelo Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas) mostrou que 42,2% dos pacientes com sepse levados a prontos-socorros das instituições públicas morreram. Já nas instituições particulares, a taxa foi de 17,7%. O levantamento avaliou 74 prontos-socorros do Brasil, dos quais 28 eram públicos e 46, privados.

Estima-se que a sepse atinge de 15 a 17 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Segundo o estudo, a sobrevivência dos doentes aumenta muito se eles forem transferidos para unidades de tratamento intensivo (UTI) nas primeiras 24 horas após a identificação da doença. E essa transferência é mais frequente em instituições privadas.

Quem tem mais risco de adquirir a Sepse?
Bebês prematuros, crianças abaixo de um ano, idosos acima de 65 anos, pacientes com câncer, AIDS ou que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo. Também estão sujeitos às infecções pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal e diabetes, além de usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas.

É possível prevenir a Sepse?
A higiene adequada das mãos e cuidados com o equipamento médico podem ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à sepse. Mas atenção: o problema não acontece só por causa de infecções hospitalares. Assim, vacinação e bons hábitos de saúde podem ajudar. Outra dica importante é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.

Fonte: ILAS (Instituto Latino Americano de Sepse)

 

Compartilhe