Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esta data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

Aids no RS

Conforme o Boletim Epidemiológico (Dez/2020), do Departamento de Doenças e Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a capital gaúcha apresentou taxa de 58,5 casos de Aids por 100 mil habitantes, mais do que o dobro do estado (28,3) e mais do que o triplo da média nacional (17,8).

Nos números de 2019, outro recorde de Porto Alegre é o de maior taxa de contaminação por HIV de grávidas, atingindo 17,6 casos por mil nascidos vivos, seis vezes superior ao índice nacional, quase duas vezes mais do que o Rio Grande do Sul (9,0). No Brasil, houve aumento de 21,7% da taxa de infecção de 2009 (2,3) para 2019 (2,8), aumento explicado, em parte, também pela ampliação do diagnóstico pré-natal.

Faça o teste

O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos para o HIV, gratuitos e disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios gaúchos.

Não fique na dúvida, faça o teste. Confira os endereços e a lista de postos de saúde: prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/atencao-primaria-saude-unidades-de-saude.

Compartilhe