Especialistas alertam para período mais crítico de combate à covid-19 no RS

O esgotamento de leitos privados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), verificado nos últimos dias na Região Metropolitana, é visto por especialistas em saúde como um alerta de que o Rio Grande do Sul está ingressando na fase mais difícil de combate à covid-19 desde o começo da pandemia.

Para o infectologista da SRGI Dr. Alexandre Zavascki, não há dúvidas de que os gaúchos passam pelo momento de pior pressão sobre a rede de atendimento. “Há agravantes em relação ao que já enfrentamos, como o fato de que agora a pandemia está avançando no Estado como um todo. Na primeira onda, apenas algumas regiões foram mais afetadas. Não há para onde fugir. Outro ponto é que o crescimento está ocorrendo de forma exponencial”, alerta Zavascki.

O infectologista do Hospital Conceição, Dr. André Luiz Machado da Silva, destaca que os hospitais do Estado só não entraram em colapso ainda porque os profissionais de saúde aprenderam a manejar melhor os doentes ao longo da pandemia.

Leia a matéria publicada em GaúchaZH no link: gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/12/especialistas-alertam-para-periodo-mais-critico-de-combate-a-covid-19-desde-o-comeco-da-pandemia-no-rs-ckidq1f2m002j019wau7vr91k.html.

Compartilhe