Rede de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no RS

Uma rede de pesquisa formada por laboratórios e instituições de pesquisa localizadas de norte a sul do país tem a missão, durante dois anos, de realizar o sequenciamento genético do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, bem como a identificação e a caracterização de fatores genômicos do hospedeiro acometido pela doença. Trata-se do projeto Corona-ômica BR MCTIC/Finep: Rede Nacional de genomas, exoma e transcriptoma de Covid-19 para identificação de fatores associados à dispersão da epidemia e severidade.

Também diferentes linhagens identificadas são sequenciadas no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS)/SESRS e por outras instituições gaúchas, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Os boletins fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde compilam as informações sobre as linhagens circulantes no RS desde o início da pandemia, em março de 2020, e ainda traz informações sobre a circulação comunitária da variante P1 e das outras linhagens que continuam circulando em todas as regiões do Estado. 

Seguem links com informações para pesquisadores e população referente SARS-CoV-2:

• Acesse aqui todos os boletins genômicos publicados até o momento: coronavirus.rs.gov.br/boletim-genomico.
• Informe Epidemiológico: coronavirus.rs.gov.br/informe-epidemiologico.
• Número de Casos no RGS: ti.saude.rs.gov.br/covid19.

Compartilhe